Relatório 1 de eletricidade i - ufrj
Instalações Elétricas
Sistemas elétricos: conjunto definido de circuitos interligados destinados a levar a energia elétrica gerada no sistema ou recebida de outros sistemas até os pontos de utilização e/ou até os pontos em que essa energia é transferida para outros sistemas.
Instalações elétricas: parte de um determinado. Abrange, além dos equipamentos elétricos, os condutores de ligação, as estruturas de montagem, as obras civis e demais componentes auxiliares necessários ao funcionamento desta parte do sistema.
Equipamentos elétricos: é uma das partes constituintes com que se realiza materialmente o esquema de uma elétrica, sendo distintas entre si e essenciais ao funcionamento da instalação, estão incluídas as estruturas de suporte, os isoladores e os condutores de ligação.
Carga: Conjunto dos valores das grandezas físicas que caracterizam as solicitações impostas em dado instante a um sistema ou equipamento elétrico, ou a um componente por um sistema ou equipamento elétrico a ele ligado. A carga pode ser expressa em termos de impedância corrente, potência reativa ou potência aparente, ou de uma característica não elétrica, conforme as circunstâncias peculiares a cada caso.
Valor nominal de uma grandeza: é o valor especificado em projeto para condições normais de uso sem reduzir sua vida útil pré-determinada.
Ponto de entrega: é o local onde se recebe a energia da concessionária.
Ponto de distribuição: esses pontos são os quadros ou caixas de distribuição que contém dispositivos de proteção e interrupção. - Chama-se “luz” a todo circuito destinado unicamente a fins de iluminação e/ou para pequenos motores monofásicos. - Chama-se “força” a todo circuito destinado a força motriz, aquecimento, solda ou fins industriais.
Ponto de consumo: podem ser tomadas de corrente residenciais tomadas especiais de força, ponto de luz, ou ainda caixas com conectores especiais para maquinas com correntes nominais mais elevadas.
Fio neutro: é aquele