Apostila de Lab de Quim
CAMPUS MACAÉ
QUÍMICA EXPERIMENTAL II – IQG128
1o Sem/2011
Química Geral Experimental II – IQG128
UFRJ Macaé
Apresentação
A habilidade experimental em um laboratório de química só é adquirida após algum tempo de trabalho e com convivência com outros profissionais. Esta habilidade é desenvolvida nas disciplinas experimentais durante todo o curso de química na graduação e se aprimora nos programas de pós-graduação.
O laboratório é um ambiente coletivo e essa convivência é um aspecto muito importante e traz o amadurecimento na vida profissional. Em particular quando trata-se do assunto segurança, que deve ser preservada em todos os aspectos [1].
Nesta apostila encontram-se, de forma resumida, algumas diretrizes que o aluno deverá seguir para o preparo prévio para as aulas experimentais em laboratório, confecção dos relatórios, segurança, boa conduta e roteiro experimental.
[1] – Chrispino, A.; Faria, P. – Manual de Química Experimental – Campinas SP – Editora Átomo – 2010.
Segurança em Laboratório
Todo laboratório deve ser um lugar seguro que ofereça de forma agradável aos usuários, condições para o manuseio da matéria. Para tanto, deve-se seguir normas de conduta e uma postura diferenciada primando pela segurança individual e consequentemente coletiva.
O trabalho num laboratório só é efetivo quando realizado conscienciosamente e com compreensão da sua teoria. Além disso, toda atividade experimental requer que o esperimentador SEJA CUIDADOSO E ESTEJA
ATENTO. Mesmo um experimento aparentemente inofensivo, pode resultar em conseqüências sérias quando planejado de maneira imprópria.
O estudante, antes de iniciar o trabalho de laboratório deve:
Conhecer todos os detalhes do experimento que irá realizar
Ter conhecimento sobre as propriedades das substâncias a serem utilizadas.
Familiarizar-se com a teoria relativa ao tópico em estudo
Ter um protocolo experimental escrito envolvendo