Relatório de saída de campo parque natural municipal raimundo gonçales malta
Unidades de Conservação são definidas como áreas protegidas, delimitadas, instituídas legalmente, podendo ser de domínio público ou de propriedade privada. O tratamento imposto varia conforme sua categoria de manejo. Além de preservar a biodiversidade, os recursos de fauna e flora, promove a educação ambiental, incentiva pesquisas científicas, proporciona turismo ecológico e recreativo em meio à natureza, e além de tudo gera empregos de forma direta e indireta (MARENZI, 2005).
A Lei n° 9985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e define as duas principais categorias, sendo elas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
A categoria Parque pertence ao grupo de Proteção Integral e tem por objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico” (BRASIL, 2000).
Com o intuito de proteger um remanescente florestal, o município de Balneário Camboriú através da administração municipal pelo decreto n° 2.351 de 1993 criou o Parque Ecológico Rio Camboriú, que em julho de 2006 pelo decreto 2.611 passou a chamar-se Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. (PMBC, 2008). O Parque possui uma área de 172.625m2 em meio à área urbanizada e junto às margens do Rio Camboriú, compreendendo o Bioma Mata Atlântica e ainda ecossistema de manguezais (PMBC, 2008). O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é um local onde os visitantes desfrutam de educação ecológica informal através do contato com a natureza, tendo oportunidade de contemplar as diferentes espécies vegetais e animais. O local serve de abrigo para espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e pequenos mamíferos.
Problemas Observados / Soluções Propostas