Relatório do terceiro bimestre
Turma do infantil II
Professora: Elaine de Cassia Rezende
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
Paulo Freire
A turma do infantil II revelou-se bem disposta a aquisição cognitiva das atividades propostas no ensino infantil.
São crianças meigas, tranqüilas e que estão desenvolvendo-se bem de acordo com sua maturação.
Começamos o segundo semestre desenvolvendo o projeto “Fortalecendo o respeito e desvinculando-se de preconceitos através do amor”, trabalhando as diversas áreas de conhecimento com o auxilio de múltiplos materiais confeccionados (planejamentos, subprojetos e atividades dentro do contexto).As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades e participativas na aprendizagem por meio do contexto lúdico. Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998, p.
21 apud CEBALOS; MAZARO, 2011):
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória a imaginação.
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio as interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.
Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e contextualiza o conhecimento do mundo, tornando a aprendizagem significativa e concreta ao contexto infantil. O brincar da prazer e para as crianças isto é fundamental, pois através da brincadeira ela aprende.
Começamos então a dar início ao processo de estabelecimento da rotina, momento esse, que considero importante para as crianças. Quando