RELATÓRIO DO PACTO FEDERAL
CURSISTAS: JOSÉ OLIVEIRA CARVALHO MUNICÍPIO: IRECÊ
UNIDADES TRABALHADAS: 03
TEMÁTICAS: SISTEMA DE ESCRITA
PERIÓDO:
RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO CURSISTA
Após os três primeiros encontros do Pacto Federal, concluo que foi possível realizar o que foi planejado, as atividades propostas são importantes para a prática do professor e coerentes com as temáticas abordadas. A realização de uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses em que os alunos se encontram foi muito oportuna, pois essa ideia de aplicar a avaliação diagnóstica veio reforçar uma prática que já é comum em nossa escola, porque é sabido que essa avaliação inicial identifica os conhecimentos e as dificuldades que cada aluno possui e que através da mesma, podemos elaborar atividades para superar as dificuldades encontradas e fazer com que os alunos avancem na aprendizagem.
Através das hipóteses de rescrita detectadas, compreendemos que os alunos passam por várias etapas até entender a relação estabelecida entre a fala e a escrita e conhecer como se processa o sistema de regras da escrita, como vai se formando a consciência fonológica. E o professor se apropriando desse conhecimento, ou seja, sabendo as etapas que os alfabetizandos tem que percorrer, vê o seu facilitado, pois ele saberá fazer as intervenções necessárias e aplicar as atividade certas para que as crianças possam avançar.
No decorrer dos encontros do Pacto Federal foi fortalecido a ideia de trabalharmos com jogos educativos nas turmas de alfabetização. Através dos jogos percebemos o quanto as crianças são motivadas a participarem das atividades, ou seja, elas nem se dão conta que estão participando de uma atividade e simultaneamente aprendendo, para eles estão apenas brincado em sala de aula. Por intermédio desses jogos redescobrimos o emprego do lúdico em sala de aula, que eu o indico como uma experiência exitosa. Porque sabemos que a utilização dos