Relatório do filme : o diabo veste prada
Na trama do filme, Andrea (Anne Hathaway) acaba de se formar em Jornalismo, em busca de uma oportunidade emprego em sua área. Embora saiba muito pouco sobre moda, vai trabalhar como assistente de Miranda (Merly Streep), editora todo-poderosa da revista Runway pensando que enriqueceria seu currículo para assim poder alcançar sua meta que é trabalhar como repórter em uma renomada revista.
Inicialmente Andrea se recusa a adotar os valores e a aparência daquelas que ela denomina de “escravas”, por seguirem rigorosamente os padrões da moda. Porém por mais que se esforçasse, e fizesse um bom trabalho, não recebia reconhecimento de Miranda.
Após um conflito, onde Miranda deixou bem claro a importância que a moda tinha para a sociedade e a humilhando, Andrea, com a ajuda de Nigel (Stanley Tucci), braço direito de Miranda, a convence de que para continuar naquele “emprego dos sonhos” ela teria que fazer parte do mesmo.
Com isso Andrea sofre uma grande transformação. Muda a forma de se vestir, corte de cabelo, atitude. E passa a ser “uma das garotas da Ruway”. Essa mudança começa a afetar seu relacionamento com a família, namorado e amigos.
Após uma viagem de negócios com Miranda a Paris, Andrea percebe que a situação está ficando fora de controle, e que sua vida pessoal tinha ficado em segundo plano, pois o trabalho na revista havia tomado conta de seu tempo e sua vida.
Após dar-se conta do que estava ocorrendo, Andrea resolve abandonar o emprego na revista, volta para sua cidade e retoma suas antigas prioridades, que era conseguir um emprego como jornalista e mantém seu relacionamento com o namorado e amigos.
“A figura não é uma parte isolada do fundo, ela existe no fundo. O fundo revela a figura, permite à figura surgir.” (cap.3, pág.74)
Baseado