Relatório do filme 174
Segundo Weber a ação é definida como toda conduta humana dotada de significado subjetivo dado por quem a executa e por quem orienta essa ação. Quando a orientação tem em vista a ação, ela passa a ser definida como ação social.
A ação social para Weber pode ser divida em quatro ações fundamentais, que podem se identificadas no documentário do ônibus 174. 1. Ação social racional com relação à fins_ Identifica-se esta relação no documentário quando Sandro entra no ônibus com o fim de apenas roubar dinheiro. 2. Ação Social racional com relação à valores_ Identifica-se esta relação no documentário, com o trabalho desenvolvido pela “Tia Ivone” que motivada por seus valores buscava a inserção daqueles meninos na sociedade. O alvo do seu trabalho como assistente social, são as pessoas invisíveis da sociedade, buscando socializá-los , “Tia Ivone” mostra que os valores que ela possui, busca de forma veemente a integração dessas pessoas na sociedade, procurando melhorar o contexto social do qual estão inseridos. 3. Ação Social Afetiva _ Identifica-se no documentário esta relação quando o bandido que prestava o depoimento falou claramente que os alvos de seus assaltos eram os “playboys”. Imbuídos de raiva, por não terem a mesma vida que eles possuem as pessoas com maior com maior poder aquisitivo são alvos das ações de criminosos. 4. Ação Social Tradicional_ Identifica-se no documentário esta relação quando uma moradora de rua descreve que o roubo faz parte de seu estilo de vida, até mesmo por uma questão de sobrevivência. Esse tipo de conduta é um costume do grupo, até para que uns não fiquem na “aba” dos outros, como é dito no próprio documentário.
Tipo Ideal
Para Weber trata-se de uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante.
Pode-se dizer a partir deste