Planejamento e controle
1– NATUREZA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
O propósito do planejamento e controle é garantir que a operação ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como devem produzir.
1.1 INTRODUÇÃO
Planejamento é a destinação de recursos avaliados visando atingir determinados objetivos a curto, médio e longo prazo num ambiente altamente competitivo e dinâmico. Faz se necessário a participação de lideranças e uma visão geral da empresa em relação ao ambiente em que atua.
Todo tipo de operação requer que sejam feitos planos de controle, algumas com grau de complexidade maior que outros.
Não há objetivo em planejar simplesmente por planejar. Mas, planejar para fazer frente a uma eventualidade, que pode ser prevista com uma precisão razoável, pode ser altamente desejável. Todavia, o executivo nem sempre pode restringir o período de planejamento, porque sua bola de cristal se acha embaciada. Ele é, freqüentemente, forçado a planejamentos de longo alcance, quer queira quer não queira. A razão disso é que certas decisões engajam a empresa por um longo período de tempo.
Fornecimento de
PLANEJAMENTO
E CONTROLE
produtos
Recursos de produção
As atividades que conciliam fornecimento e demanda FIGURA 1.1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE
Demanda de produtos e serviços Consumidores da operação produtiva
1.2 QUE É PLANEJAMENTO E CONTROLE
As atividades de projeto determinam a forma e a natureza do sistema e os recursos. O planejamento e controle garantem que a produção ocorra de forma eficaz. Isto requer que os recursos produtivos estejam disponíveis:
•
Na quantidade adequada
•
No momento adequado; e
•
No nível de qualidade adequado.
Apesar de planejamento e controle serem teoricamente separáveis, eles são usualmente tratados juntos. Planejamento é o ato de estabelecer as expectativas de o que deveria acontecer.
Controle é o processo de lidas com mudanças quando elas ocorrem.
A incerteza sempre impõe