Relatório do experimento da Lei de Beer
Verificar experimentalmente a influência da absorbância e transmitância de luz perante a concentração de uma solução para fixar os conceitos da Lei de Beer.
INTRODUÇÃO
Lambert (1870) observou a relação entre a transmissão de luz e a espessura da camada do meio absorvente. Quando um feixe de luz monocromática, atravessava um meio transparente homogêneo, cada camada deste meio absorvia igual a fração de luz que atravessava, independentemente da intensidade da luz que incidia. A partir desta conclusão foi enunciada a seguinte lei:" A intensidade da luz emitida decresce exponencialmente à medida que a espessura do meio absorvente aumenta aritmeticamente ".
Esta lei pode ser expressa pela seguinte equação:
I = Io. 10-x1
Onde:I= Intensidade da luz transmitida
Io= Intensidade da luz incidente x= constante denominada coeficiente de absorção e que depende do meio absorvente empregado
1= Espessura do meio absorvente
LEI DE BEER
Beer em 1852 observou a relação existente entre a transmissão e a concentração do meio onde passa o feixe de luz. Uma certa solução absorve a luz proporcionalmente à concentração molecular do soluto que nela encontra, isto é, " A intensidade de um feixe de luz monocromático decresce exponencialmente à medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente ".
Expressa pela equação:
I = Io . 10-kc
Onde:
I = Intensidade da luz transmitida
Io= Intensidade da luz incidente k = Constante denominada coeficiente de absorção c = Concentração do meio absorvente
As leis de Lambert-Beer são o fundamento da espectrofotometria. Elas são tratadas simultaneamente, processo no qual a quantidade de luz absorvida ou transmitida por uma determinada solução depende da concentração do soluto e da espessura da solução (1). A lei de Lambert-Beer pode ser expressa matematicamente pela relação: T= e-a1. C
Onde:
T= Transmitância e = Logaritmo Natural de Euler