Relatório do Estado do Maranhão
Centro de Ciências exatas e da Natureza
Departamento de Estatística
Ewerton Bruno Lima Araújo
Trabalho de Demografia
Relatório sobre o estado do Maranhão
João Pessoa
18-10-2012
1- Introdução O estado do Maranhão, localizado no oeste da região Nordeste do Brasil, possui cerca de 6,5 milhões de habitantes, 49,6% de homens e 50,4% de mulheres, é considerado o segundo maior estado da região nordeste e o oitavo do Brasil com uma área de 331.935,507 km². Em termos de produto interno bruto, é o quarto estado mais rico da Região Nordeste do Brasil e o 16º estado mais rico do Brasil, ainda assim, segundo dados recentes do IBGE, de acordo com o censo 2010, foi constatado que o Maranhão é atualmente o estado mais pobre do país, com 25,7% dos seus 6,5 milhões de habitantes abaixo da linha miséria. O objetivo desse trabalho é analisar através de dados obtidos pelo banco de dados do IBGE e DATASUS alguns indicadores e taxas referentes à população do estado do Maranhão e fazer uma projeção da mesma para o ano de 2020. Serão avaliadas as variáveis: sexo, idade, óbitos, Nascidos vivos.
2-Dados e Fonte de Dados
Os Dados foram obtidos através do site www.sidra.ibge.gov.br com a tabela de número 1552, e do www.datasus.gov.br, as variáveis utilizadas foram: sexo, idade, óbitos e nascidos vivos. Foram utilizados os dados abaixo para execução dos cálculos.
Fonte: IBGE, Censo demográfico de 2010. (Dados elaborados)
3-Metodologia
3.1- Projeção
Descreve uma característica populacional em uma data futura baseada sobre um conjunto de claras suposições acerca do que é esperado que ocorra entre o tempo de projeção e da data para o qual ela se aplica. A precisão com que uma projeção é feita depende da aderência dos supostos com os eventos que ocorrem durante o período da projeção.
Será usado o método geométrico para