Relatório do ensaio de determinação da consistência e tempo de início e fim de pega da pasta de cimento
Relatório do ensaio de determinação da consistência e tempo de início e fim de pega da pasta de cimento
NBR NM 43
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo apresentar os métodos que foram utilizados para determinação do tempo de inicio e fim de pega do cimento Portland, bem como os resultados que foram obtidos através deste ensaio.
O ensaio realizado para determinação do tempo de inicio e fim de pega do cimento Portland foi feito conforme descrito na NBR NM 65:2002, o método de determinação do tempo de pega da pasta de cimento Portland será dado com a utilização o aparelho de Vicat.
O cimento utilizado neste ensaio foi o CP II E 32
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Balança de precisão;
- Proveta;
- Aparelho de Vicat, com a Sonda de Tetmajer;
- Placa de vidro;
- Cronômetro;
- Espátula;
- Vasilha metálica.
PARTE EXPERIMENTAL:
A primeira etapa foi a definição da pasta normal na execução deste ensaio utilizou-se cimento portland, ao qual pesou-se 500g e colocou-se numa vasilha metálica, dispondo-o em forma de coroa. Em seguida, lançou-se a água contida na proveta no interior da cratera formada e misturou-se com uma espátula durante 1min e bateu-se a pasta durante 5min.
Ao término do amassamento da pasta, encheu-se o molde tronco-cônico fixo sobre a chapa de vidro de pasta de cimento sem socamento, apenas com leve agitação da espátula para distribuir bem a pasta no molde, rasando a pasta sobre os bordos do molde. Depois colocou-se o molde sob o indicador de leitura e fez descer a sonda de tetmajer sobre a pasta até atingir o índice de consistência de 6mm ± 1mm, após 3 tentativas foi atingido para uma quantidade de agua de 132 gramas, ou seja uma porcentagem de agua de 24,4%.
• Tempo de início de pega:
É, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância