Relatório dissolução fracionada
Rodrigo Alves dos Santos, 29
1° Quim T2
Tópicos em Química Experimental
Professor: Adriano
1-
INTRODUÇÃO
A dissolução fracionada é um processo de separação de misturas heterogêneas sólidas. O método consiste em adicionar à mistura, solventes seletivos, ou seja, solventes que só dissolvam um dos sólidos que forma a mistura e, em seguida, fazer uma filtração seguida de evaporação do solvente adicionado, para recuperarmos o componente no estado sólido.
2-
OBJETIVO
Separar uma mistura de sólidos heterogêneos usando a técnica da dissolução fracionada.
3-
PARTE EXPERIMENTAL
3.1- Materiais e Equipamentos:
Almofariz com pistilo
Argola
Bagueta
Balança semi analítica
Béquer de 100
Béquer de 250 mL
Bico de bunsen
Cápsula de porcelana
Espátula
Estufa
Funil técnico
Papel de filtro
Pisseta
Proveta de 10 mL
Suporte universal
Tela de amianto tripé 3.2- Reagentes:
Acetona (CH3)2 CO
Ácido salicílico C7H6O3
Água destilada
Carvão
Sulfato de cobre II CuSO4
3.3- Procedimento:
A- Preparação da mistura
Pesou-se, em almofariz, 2 g de ácido salicílico; 2 g de sulfato de cobre II; 1 g de carvão e misturou-os pulverizando no próprio almofariz utilizando o pistilo.
B- Dissolução fracionada da mistura
Transferiu-se a mistura para um béquer e adicionou-se 50ml de água, agitando até a completa dissolução do sulfato de cobre II. Em seguida, filtrou-se a mistura em papel filtro, lavou-se o resíduo retido, recolhendo o filtrado em um béquer de 250 ml.
O papel filtro contendo resíduo foi seco em tela de amianto usando o bico de bunsen. O resíduo seco foi transferido para um béquer de 250 ml e nele adicionado 50 ml de acetona. Agitou-se com uma bagueta até completa dissolução de ácido salicílico. Em seguida, filtrou-se a mistura em papel filtro, lavou-se o resíduo retido, recolhendo o filtrado em uma cápsula de porcelana que