quimica
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – USP
PROF. GERONIMO V. TAGLIAFERRO
TRANSFERÊNCIA DE MASSA
Ementa:
Introdução a transferência de massa de massa; concentrações, velocidades e fluxos; equações da continuidade em transferência de massa; aplicações na engenharia; coeficiente de difusão em gases; coeficiente de difusão em líquidos e coeficiente de difusão em sólidos.
Bibliografia:
1 – Fundamentos de Transferência de Calor e Massa – Incropera, F. P.; Dewit, D. P. –
Ed. Guanabara Koogan
2 – Fundamentos de Transferência de Massa – Cremasco, M. A. – Ed. UNICAMP
3 – Fenômeno de Transporte – Bird, R. B. ; et all – Ed. Reverté.
4 – Cinética Química Aplicada e Cálculo de Reatores – Schmal, M. – Ed. Guanabara
Dois.
1 – INTRODUÇÃO
Encontramos a transferência de massa em todo local, na indústria, no laboratório, na cozinha, no corpo humano, na natureza, enfim em todo local onde há
“diferença de concentração” de uma determinada espécie para que ocorra o seu transporte. A transferência de calor é provida pelos gradientes de temperaturas. A transferência de massa num sistema ocorre de maneira análoga. A difusão de massa numa mistura de vários componentes ocorre aos gradientes de concentração.
O fluxo de massa ocorre no sentido das regiões de alta para baixa concentração.
A este fenômeno denomina-se “difusão molecular de massa”.
O transporte de massa pode também estar associado à convecção, processo este no qual porções do fluído são transportadas de uma região a outra do escoamento em escala macroscópica.
2
De acordo com a Segunda lei da Termodinâmica, haverá fluxo de matéria
(Massa, ou mols) de uma região de maior a outra de menor concentração de uma determinada espécie química. Esta espécie que é transferida denomina-se Soluto.
As regiões que contém o soluto podem abrigar população de uma ou mais espécies química distintas, as quais são denominadas de Solvente. O conjunto
Soluto/Solvente, por sua vez, é conhecido como mistura (para