Combate a Dengue
O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada de fêmea do mosquito vetos Aedes aegypti. É considerado caso suspeito de dengue, todo paciente que apresente doença febril agudas com duração máxima de até 7dias, acompanhada de pelo menos, dois dos seguintes sintomas: dor abdominal continua, vômitos persistentes, hipotensão postural, hipotensão arterial e outros sintomas. Além desses sintomas, o paciente deve ter estado, nos últimos 15 dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do Aedes aegypti. A doença pode se apresentar na forma clássica ou de formas graves, lavando até ao óbito.
Considera-se a dengue um dos maiores problemas da saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, cujas condições socioambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor o Aedes aegypti.
Escolhemos esse tema com o objetivo: melhorar a qualidade de vida e as condições de saúde da população, alertar as pessoas da gravidade da doença, tentar de uma forma explicar como combater a dengue mesmo que em nosso município não á indícios de dengue, mas ensinaremos neste trabalho como tomar medidas para evitar a dengue porque muitas vezes não levamos a sério.
1-Tema: Combate a Dengue
2-Justificativa: A escola é um dos espaços que desempenha um papel fundamental no combate contra a dengue, no sentido de orientar as pessoas como se deve cuidar e também explicar os sintomas causadores desta doença.
3-Problematização: A Dengue, sendo um dos principais problemas de saúde publica no Brasil, é preciso reconhecer que a maior incidência da