Resposta
Ao acordo milhares de brasileiros tem o costume de tomar uma xícara de café com leite, ou até mesmo uma xícara de leite com nescau. Estes são exemplos claros de misturas, ao qual ao decorrer do presente relatório e capítulo iremos definir que tipo de mistura é.
O presente relatório a ser apresentado tem como objetivo as separações de misturas, seja elas homogêneas ou heterogêneas e demonstrar algumas reações, obtidas, em diferentes separações.
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo SISTEMA, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Há as misturas homogêneas (homo: igual),e as heterogêneas (hetero: diferente).Uma mistura é dita heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogênea podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos têm-se o sangue e o leite. A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra.Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior. [1] O ultimo exemplo citado o presente relatório apresentará no