Relatório de Titulação
Campus de Teresina Zona Sul
Curso Téc. Saneamento Ambiental
Disciplina: Química Aplicada
Ministrante: Prof. Msc. Gilvan Moreira da Paz
TITULAÇÃO
Componentes: Mª Iara de Sousa Francisco Ribeiro
TERESINA, ABRIL DE 2012
1. RESUMO
Usamos o bico de Bunsen para aquecer 150 ml de água destilada onde foi constatado que a temperatura da água se estabilizou aos 100º C em 6 minutos, mantendo-se constante por conta da água ser uma substancia pura, podendo alterar sua temperatura somente ao entrar no estado gasoso.
2. INTRODUÇÃO Titulação (ou Volumetria) é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Existem vários tipos de titulação, destacando-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação.¹ A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol. Utilizada freqüentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.¹
2.1 OBJETIVO
Determinar a concentração