relatório de teoria de erros
Engenharia, Segunda-Feira, Terça-Feira
Leonardo Souza Da Silva (Terça-Feira); Nome + Sobrenome completo do Aluno2; Nome + Sobrenome completo do Aluno3; Nome + Sobrenome completo do Aluno4;
Entregue ao professor Nome do Professor da disciplina Nome da Disciplina
Relatório realizado para determinar as incertezas internas das características de fabricação dos equipamentos e manuseio por parte dos operadores.
Palavras-chave: régua, paquímetro, erro,medida.
Introdução
A lei de Hooke recebeu este nome em homenagem ao cientista inglês Robert Hooke que estudou as molas ditas ideais e suas propriedades de deformação. Hooke determinou pela primeira vez a relação entre a deformação de uma mola e sua constante elástica.
Toda vez que é exercida uma força sobre um material, este sofre uma deformação que pode ou não ser visível. A lei de Hooke descreve a força de restauração que existe nos materiais deformados quando são comprimidos ou distendidos.
Ao comprimirmos uma mola ou esticarmos um elástico podemos facilmente observar a ocorrência de deformação, mas ao pressionarmos uma parede de concreto com a nossa mão não conseguimos notar a deformação ocorrida na parede, mas ela existe. A força restauradora concebida pela lei de Hooke surge para recuperar o formato original do material submetido a uma deformação. Devido a ação desta força uma mola quando distendida ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original, quando isto acontece diz-se que a deformação esta dentro do seu limite elástico,se a deformação for muito grande o material ultrapassa seu limite elástico e não mais retorna a sua forma original.
ExPERIMENTO
Abaixo os materiais utilizados no experimento:
1-Régua graduada em milímetros
2-Paquímetro
3-Bloco de madeira
4-Esfera de vidro
5-Cilindro de alumínio
Procedimento para medição com o paquímetro:
Para o paquímetro utilizado no experimento foi considerado o erro de: 0,05 mm.