Titânio
“Alunos
Título Turma”
===========INDICE============
==========RESUMO===========
Motivados pelo conjunto de propriedades conferidas pelo titânio, e que contribuem para a fabricação de ligas com características singulares, quando comparadas a outras que igualmente circulam no meio industrial, nosso grupo procurou investigar o titânio desde suas origens até suas mais peculiares aplicações. Seja na forma de TiO2 ou de titânio metálico, sua aplicação é vasta: pigmentos, próteses, turbinas ou mesmo blindagens de tanques de guerra, os benefícios de sua aplicação não cessam.
Optou-se por dividir o tema em duas vertentes: produção e aplicação. Feito isso, nossa meta consistiu em esmiuçá-las, procurando entender as diferentes ramificações referentes à produção, descrever os distintos tipos de ligas e adentrar nas mais recorrentes aplicações de suas formas. Ademais, foram observados os aspectos de sua exploração em território nacional, bem como suas influências em todo o âmbito econômico global. Em contrapartida, o trabalho teve o intuito de esclarecer os obstáculos encontrados para a expansão da utilização do elemento em questão de forma mais frequente, no que se refere aos aspectos econômicos e técnicos.
Concluiu-se, através dos dados encontrados, que o titânio tem grande importância para as diferentes áreas em que pode ser aplicada, desde a produção de papel até nas indústrias bélicas, automobilísticas e aeronáuticas. Em muitos casos, é utilizado em pequenas quantidades por conta do elevado custo econômico ligado a sua obtenção. Com o objetivo de diminuir esses custos, buscam-se melhores maneiras de obter o titânio na forma desejada. Notou-se que o mercado brasileiro tem grande espaço para crescimento, principalmente porque o Brasil ainda precisa alcançar a sua autossuficiência.
============Introdução===========
Descoberto por William J. Gregor (1761-1817) e aprofundado por Matthew A. Hunter (1878-1961), o elemento