LGBT
Curso Administração
Professor Bruno Teles
Movimento LGBT
Salvador/ BA
2013
Adriana Filgueiras, Êmile Simões, Gabriel Souza, Jamila Ribeiro,
Joelma Almeida, Marine Santiago, Neiva Sued, Tayssa Santos,
Uilma Santos.
Movimento LGBT
Trabalho desenvolvido para a disciplina de
Sociologia, dirigida pelo professor Bruno Teles, durante o segundo semestre do curso de
Administração na Faculdade Dom Pedro II.
Salvador/BA
201
Sumário
1. INTRODUÇÃO
No decorrer desse trabalho, iremos discutir de forma acadêmica, porém, resumida e clara, as lutas enfrentadas pelo movimento LGBT, que é uma sigla para: Lesbicas, gays, bissexuais e transexuais. Considerando fatos históricos, atuais e suas conquistas no decorrer do tempo.
2. ORIGEM
O movimento LGBT em si tem sua origem em New York, na década de 60. Onde grupos homossexuais se encontravam em um dos principais bares gays da época, chamado: StoneWall. Porém desde a década de 40, quando se tem a primeira organização destinada a desconstruir uma imagem negativa da homossexualidade: chamado de COC (Center for Culture and Recreation), em Amsterdam, criado pelo grupo que editava uma publicação mensal sobre homossexualidade, o Levensrecht. Os organizadores desse centro investiam seus esforços na promoção de ocasiões de sociabilidade e no trabalho junto a autoridades locais para implantar a tolerância para com homossexuais.
Foi no dia 28 de junho de 1969, que um grupo de homossexuais se revolta contra uma blitz da policia, pois, estavam cansados dos abusos e repreensões por parte da policia e sociedade. A partir daí, o dia 28 de junho é considerado internacionalmente o dia do orgulho gay.
No Brasil o movimento ganha força no final do ano de 1970, constituído em sua maioria por homens homossexuais e concentrado mais entre Rio de janeiro (onde existia o