Relatório Teoria dos Erros
Ciências Exatas e Tecnológicas
Relatório- linearização de gráficos
Gilvan, Carlos Antonio, Cícero, Cleane, Elivelton Lopes e Deilane Muniz.
Cruz das Almas
16 de Agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Ciências Exatas e Tecnológicas
Gilvan, Carlos Antonio, Cícero, Cleane, Elivelton Lopes e Deilane Muniz.
Relatório- linearização de gráficos
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Física Experimental, sob orientação do docente Genilson Ribeiro, no curso
Ciências Exatas e Tecnológicas como requisito de avaliação.
Cruz das Almas
16 de Agosto de 2013
Objetivos
Apresentar as soluções das questões solicitadas tendo em mente o conceito de linearização de gráficos a partir da troca de variáveis. Esboçando graficamente o resultado dos parâmetros conquistados e consequentemente obtenção do resultado aproximado.
Linearizar a equação
Obter valor da constante da mola (k)
Introdução
Nas ciências exatas é costumeiro utilizar medições em vários ramos. Por exemplo, na transformação de medidas, traçar comprimentos e pesos, além de ser útil também na antropometria, isto é, técnicas a fim de medir o corpo humano. Enfim, dia-a-dia nos deparamos com situações em que devemos fazer uso de grandezas nas medidas. No entanto, todo processo de medida possui um erro associado, principalmente em instrumentos manuais.
Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo central linearizar uma equação a partir de dados encontrados. Ou seja, consiste em um processo que visa modificar um gráfico curvo em uma reta, podendo ser empregado o método da troca de variáveis ou aplicando propriedades logarítmicas.
Desta feita, a utilização de gráficos na representação de fenômenos permite ilustrar propriedades importantes. Um gráfico serve, entre outras coisas, para mostrar a conexão