relatório de química
CURSO TÉCNICO EM ANALISES QUÍMICAS
TITULAÇÃO
EQUIPE:
Erika Thamires
Erinaldo Raimundo
Graziela Ramos Hadassa Gomes Iasmim Lucas Larissa Oliveira
Nelma Cássia
Julio Cesar
Tais Santiago
Evelin Ferrera RECIFE – PE
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO TÉCNICO EM ANALISES QUÍMICAS
TITULAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina Química experimental do Centro Universitário Maurício de Nassau–UNINASSAU, Boa Viagem, orientado pelo Professor Evandro Lopes.
Recife – PE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Titulação é uma das técnicas mais importantes em Química, é um método analítico no qual uma solução padrão é utilizada para determinar a concentração de outra solução. Qualquer solução que tenha sua concentração precisamente conhecida é chamada solução padrão. (FELTRE,1983)
Na titulação ácido - base determina-se a concentração de um ácido fazendo-o reagir com uma base de concentração conhecida, ou a concentração de uma base fazendo-a reagir com um ácido de concentração conhecida.
O ponto de equivalência é a altura da titulação em que o titulado reagiu completamente com o titulante. À medida que se adiciona titulante ao titulado o pH deste vai variando. Perto do ponto de equivalência há uma variação brusca de pH, o que permite a sua detecção, utilizando, por exemplo, um indicador ácido – base adequado. Contudo, normalmente é detectado o ponto final da titulação, pois basta adicionar apenas uma gota a mais para ser ultrapassado o ponto de equivalência.. (FELTRE, 1983)
Existem substâncias capazes de indicar se uma determinada substância se encontra em meio ácido ou básico. Essas substâncias capazes de oferecer tal indicação são conhecidas como indicadores ácido-base e, essa indicação é feita por meio da mudança de coloração da substância. A fenolftaleína