Relatório de química
Laboratório de Físico – Química Nº 1
Manaus – AM
Novembro 2009
Calor e Dissolução dos Sais
Processos Endotérmicos e Exotérmicos
Relatório da aula prática de Termodinâmica – Calor de Dissolução dos Sais - do componente curricular Físisco - Química ministrado pela prof. Regina Moriya.
Aluna: Gleisyhnn Brito de Sousa
ÍNDICE
1.Introdução Teórica. 4 2. Objetivo. 6 3. Materiais reagenetes utilizados. 6 4. Procedimento. 6 5.Resultados e Discussão. 7 6.Conclusão. 1 7. Referências Bibliográficas. 7 8- Anexos. 8 8.1. Questionário sobre a verificação experimental 8
1. Introdução Teórica.
Em alguns casos é possível determinar diretamente o calor de formação de um composto conduzindo a reação de formação num calorímetro e medindo o efeito de calor produzido. Dois exemplos importantes são; (Castellan Gilbert).
C (grafite) + O2 CO2 (g) H0= -393,51 kJ/mol
H2(g) + ½ O2(g) H2O (l) H0= -285,830kJ/mol
Essa reação pode ser conduzida facilmente num calorímetro; as reações se completam e as condições podem ser facilmente arranjadas de modo a que sejam formados apenas produtos. Em virtude da importancia dessas duas reações os valores foram determinados com grande exatidão. (Castellan, Gilbert).
O calor de formação de um composto pode ser calculado a partir da medida do calor de combustão do mesmo composto. O problema da determinação do calor de formação de qualquer composto se resume no de encontrar alguma reação química envolvendo o composto que seja adequado a uma medida calorimétrica, para, então, medirmos o calor dessa reação (CASTELLAN, Gilbert).
Calor de solução ou calor de dissolução é a variação de entalpia associada com a adição de uma dada quantidade de um soluto a uma certa quantidade de solvente, a temperatura e pressão constante. Por conveniência, usaremos nos exemplos a água como solvente, mas o argumento pode ser aplicado a qualquer