Relatório de Química E
CONSÓRCIO CEDERJ – LICENCIATURA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA E
Professor: Fabio Marques
Aluna: Fernanda Guimarães Miguel – Matrícula: 12211070055
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA - EXPERIMENTO 03
TITULAÇÃO ELETROLÍTICA
Setembro 2014
1. INTRODUÇÃO:
A condutimetria é o método que monitora a capacidade da análise de conduzir uma corrente elétrica. Na condutimetria a grandeza medida é a condutância (condutividade) de uma solução, que traduz a maior ou menor facilidade com que uma solução conduz a corrente elétrica. Em soluções líquidas a corrente é conduzida entre os elétrodos pelos íons dissolvidos.
A condutância da solução depende do número e dos tipos de íons na solução. O tamanho dos íons é importante porque ele determina a velocidade com que os íons podem propagar-se através da solução. Os íons menores movem-se mais rapidamente do que os maiores. A carga é significante porque ele determina a quantidade da atração eletrostática entre o eletrodo e os íons.
Como a medida condutométrica requer a presença de íons, a condutometria não é comumente utilizada para as análises de moléculas que não se dissociam. A medida da condutância é o total da condutância de todos os íons da solução. Desde que todos os íons contribuam para a condutividade da solução, o método não é particularmente utilizado para a análise qualitativa, pois o método não é seletivo. As duas maiores utilizações da condutometria são para monitorar o total da condutância de uma solução e para determinar o ponto final das titulações que envolvem íons. Os medidores condutométricos são utilizados para indicar a presença ou a ausência de íons livres na água.
As soluções aquosas que contém íons são chamadas de soluções eletrolíticas. Os eletrólitos podem ser classificados em duas categorias, fortes e fracos, que diferem na extensão de condução de eletricidade. Os ácidos e bases fortes transferem completamente seus prótons para a água o que resulta