Projeto Integrador
Várzea-Grande 2014
INTRODUÇÃO
No presente trabalho vamos falar sobre a atuação do enfermeiro diante do processo do paciente de câncer em fase terminal,mostrando como os profissionais da enfermagem lidam com o paciente terminal e também sua família,com a pesquisa vamos apresentar como o objetivo geral de analisar como os enfermeiros lidam frente a esse processo como são experiências vividas no dia-a-dia.
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento deste trabalho se justifica pela necessidade de relatar profissionais da enfermagem em frente ao paciente em fase terminal com câncer, enfrentar as situações complicadas e dolorosas.Até a pouco tempo, nos meios da saúde pouco se discutia sobre o assunto proximidade da morte,o espaço para essa reflexão era restrito.
Porém, atualmente está presente nos cursos de formação profissional, no dia-a dia nos hospitais do mundo todo, principalmente nas UTI´s e especialmente entre os profissionais dedicados a oncologia que é uma doença cheia de estigmas. A ciência com seus avanços tecnológicos, eleva a expectativa de vida dos indivíduos, porém, por mais que se consiga prolongá-la com a cura ou tratamento para muitas doenças, existe um ciclo básico a todos os seres vivos. E a morte é uma etapa do processo de desenvolvimento do Ser, e sua proximidade traz, muitas vezes, sentimentos de angústia e impotência aos profissionais de saúde. É preciso que a enfermagem, que acompanha o dia-a-dia do doente terminal de câncer, aprenda a vivenciar a proximidade da morte de um paciente de um outro modo, prover cuidados amplos e singulares para amenizar e transformar o processo vital controlando o sofrimento. A motivação do trabalho foi de ordem intelectual, ou seja, para aprimorar o conhecimento, familiarizar-se com o assunto e de ordem prática para desenvolver a abordagem dos cuidados mais eficientes e