Relatório de química experimento 2 – substâncias e suas propriedades. soluções e misturas
1. Objetivo Aprender as técnicas de medidas de massa e volume e aplicar esses conhecimentos na determinação da densidade de um metal. Exprimir corretamente os resultados de uma medida e de uma combinação de medidas. Compreender o funcionamento e as aplicações do bico de Bunsen.
Identificar algumas substâncias, soluções e misturas.
2. Introdução
Para medir o valor de uma grandeza, em geral são utilizados instrumentos que possuem uma escala. No laboratório foram apresentadas as principais vidrarias marcadas com unidades de volume, tais como o béquer, a proveta, a bureta, a pipeta graduada, a pipeta analítica e o balão volumétrico.
O sistema decimal usado internacionalmente em ciência como sistema padrão para anotações de medidas é o Sistema Internacional de Unidades (SI). Todas as unidades SI são derivadas de unidades-bases. Alguma das unidades SI básicas são: para medida de massa – quilograma (kg); comprimento – metro (m); tempo – segundo (s); temperatura – kelvin (K); quantia de substância – mol (mol). A unidade SI de volume é o metro cúbico, grande demais para ser usada em laboratório. Em razão disso, em geral, os químicos usam o litro (L), ou o mililitro (mL), já que 1cm³ = 0,001L = 1mL. Para a medida da densidade é utilizada a unidade grama por centímetro cúbico (g/cm³).
Na maioria das vezes, a leitura do valor de uma grandeza é intermediária a dois traços consecutivos da escala. Neste caso é impossível saber com certeza o algarismo em que está a marca. Este algarismo é chamado de duvidoso e, no entanto traz uma informação experimental valiosa e deve ser avaliado. O valor de uma grandeza determinada experimentalmente deve ser escrito somente com um único algarismo duvidoso. A localização do algarismo duvidoso está relacionada