Relatório de Química Analítica
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
Química Analítica
Relatório:
Alessandra Maysa Araujo Rodrigues – 124250016
Brunna D’Onofre Couto – 124250009
Camila Cristina Vieira Velloso – 124250008
Julio César Rezende - 1242500
Ludmila da Conceição Ferreira - 124250038
Maira Fernanda Alves Bueno - 124250045
Prof. Vagner Knupp
Ouro Branco
Novembro de 2013
Introdução
Soluções aquosas podem ser ácidas, neutras ou básicas. Uma solução ácida pode ser reconhecida por um conjunto de propriedades características, tais como mudar a cor de certas substâncias denominadas indicadores ácido-base; neutralizar as propriedades características das soluções básicas e possuir, a 25 °C, pH abaixo de 7.Uma solução básica por sua vez, pode ser reconhecida, também, por um conjunto de propriedades características, tais como: mudar a cor dos indicadores ácido-base; neutralizar as propriedades características das soluções ácidas e possuir, a 25 °C, pH acima de 7[1].
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado a uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração.
A titulação é um dos processos mais utilizados na química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão), ou seja, conhecendo a concentração da base, pode-se determinar a concentração do ácido[2].
O ácido acetilsalicílico é uma substância muito comum utilizada na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos que possuem ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória. Sua fórmula estrutural é:
O processo, consistiu em adicionar uma solução de NaOH na bureta, à outra