Relatório de Quimica
ENGENHARIA CIVIL
Prática nº 09 e nº10 (21/10/2014):
PREPARO DE SOLUÇÕES
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Disciplina: Química Experimental
Professora: Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA
21/10/2014
PREPARO DE SOLUÇÕES
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório do curso de Graduação em Engenharia Civil apresentada a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA
OUTUBRO – 2014
PRÁTICA Nº 09 E 10: Preparo de soluções / Padronização de Soluções.
INTRODUÇÃO
Nesta prática será estudado o preparo de soluções. A solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias em que a dispersão de uma substância na outra se dá na escala de suas partículas (moléculas, íons ou átomos). Quando um dos componentes de uma mistura é um gás ou um sólido e o outro é um líquido, o primeiro é chamado de soluto e o ultimo de solvente. Quando ambos os componentes são líquidos, o componente em maior quantidade é denominado solvente e o componente em menor quantidade é o soluto. É claro que pode haver vários solutos em uma solução (uma solução não precisa ter somente dois componentes).
Uma solução diluída é aquela que contem somente uma pequena quantidade de soluto (ou solutos) em relação à quantidade de solvente. Por outro lado, uma solução concentrada contém uma grande quantidade de soluto.
O soluto é uma substância que pode ser dissolvida. Disperso é chamada a substância química que é "dispersada" no solvente, não tendo, portanto, solubilização completa.
Denomina-se solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o