Relatório de queda livre
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Queda Livre
ALEXANDRE BATISTA DOS SANTOS FERNANDA LIMA RAMOS FILIPE SANTANA SANTOS JOSÉ MATHEUS COSTA TEODORO
LEONARDO AUGUSTO LUDUVICE MOTA
LUIZ FELIPE DE ANDRADE SANTOS
ARACAJU – SE
SETEMBRO / 2015
ALEXANDRE BATISTA DOS SANTOS
FERNANDA LIMA RAMOS
FILIPE SANTANA SANTOS
JOSÉ MATHEUS COSTA TEODORO
LEONARDO AUGUSTO LUDUVICE MOTA
LUIZ FELIPE DE ANDRADE SANTOS
Queda Livre
Relatório da prática experimental “Queda Livre”, realizada em agosto de 2015, da disciplina Física Mecânica, turma E25, ministrada pelo Prof. Carlos Gustavo Pereira Moraes, na Universidade Tiradentes.
ARACAJU – SE
SETEMBRO / 2015
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 4
3. Materiais e Métodos 5
3.1. Materiais utilizados: 5
3.2. Procedimentos experimentais 5
4. Resultados e Discussões 5
4.1. Resultados 5
4.2. Discussões 6
5. Conclusão 6
5. Referências Bibliográficas 7
1. Introdução
Dentre os diversos movimentos que podemos observar na natureza, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo a superfície terrestre. Ao abandonarmos um corpo de certa altura (h) podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado.
Um objeto em queda livre é um objeto que está caindo sob a exclusiva influência da gravidade. Qualquer objeto que está caindo apenas pela força da gravidade é dito estar em estado de queda livre. Há duas características do movimento importantes que são verdadeiras de objetos em queda livre: Objetos em queda livre não encontram resistência do ar; Todos os objetos em queda livre (na Terra) aceleraram para baixo à uma taxa de 9,8m/s².
O movimento de queda livre dos corpos próximos à superfície da Terra pode ser descrito pela equação para um movimento uniformemente aceleração (aceleração g constante) dada por: y(t) = y0 + v0y. t + 1/2