Relatório de padronização de AgNO3 - Mohr
Instituto de Química
Departamento de Química Analítica
IQA 239 - Análise Quantitativa Experimental I;
Experimento: Preparo e Padronização de AgNO3
Método: Mohr
Introdução:
A precipitimetria é uma reação que se desenvolve resultando na formação um composto fracamente solúvel. Para ser utilizada na análise volumétrica, a reação precisa seguir alguns requisitos, tais como, o precipitado formado durante a reação deve ser praticamente insolúvel; ser gerado rapidamente ou então catalisavel; não pode sofrer coprecipitação; e ter seu ponto final detectável na titulação.
O método mais importante na precipitimetria é a argentimetria, que consiste na precipitação de sais insolúveis de prata. Esse método pode ser feito de forma direta, sendo conhecido como método Mohr. Esse processo consiste na titulação de nitrato de prata com uma solução padrão primária de cloreto de sódio e usando como indicador o cromato de potássio, mantendo o pH da solução neutro à levemente alcalino (entre 7,0 e 10,0).
Os íons de cloreto reagem com os íons Ag+ precipitando cloreto de prata. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons de prata tiverem precipitados na forma de AgCl (precipitado branco), após esse ponto haverá precipitação de cromato de prata (precipitado avermelhado) com excesso de íons de prata.
Objetivo:
O objetivo do experimento foi preparar um solução de cloreto de sódio 0,1 M de 250,00 ml e padronizar com uma solução de nitrato de prata 0,1 M utilizando o método Mohr. Em seguida, utilizar a solução de nitrato para padronizar uma solução de HCl que havia sido previamente padronizada com NaCl, e comparar os métodos.
Dados teóricos & experimentais:
Peso molecular do HCl = 36,46
Peso molecular do NaCl = 58,44
Peso molecular do AgNO3 = 169,89
Alíquota da solução de NaCl: 25,00 mL
Concentração do HCl do