ortopedia
A febre reumática é uma sequela de infecção na garganta que não foi devidamente tratada e causada pela bactériaStreptococcus beta hemolítico do Grupo A. Pode afetar o coração, o cérebro, as articulações e o tecido subcutâneo.
A febre reumática pode ocorrer em qualquer idade, mas os mais acometidos são crianças acima de 5 anos e adolescentes. Para apresentar a febre reumática, é preciso ter predisposição genética e, por isso, apenas cerca de 3% daqueles que tem infecção na garganta pelo Streptococcus apresentam a doença.
Principais sintomas
As principais manifestações são decorrentes do comprometimento inflamatório de articulações, coração, SNC e pele. Podem ocorrer manifestações inespecíficas como febre, indisposição e palidez. As manifestações mais características são artrite, cardite, coréia, nódulos subcutâneos e eritema marginado (eritema cutâneo róseo, evanescente, não pruriginoso, que pode ser desencadeado por banho morno).
Artrite da Febre Reumatica
É uma artrite migratória de grandes articulações (joelhos, cotovelos, tornozelos, punhos), sendo as dos membros inferiores tipicamente envolvidas no início do quadro. A dor articular costuma ser mais proeminente que os outros sinais inflamatórios. Geralmente é a manifestação mais precoce e está presente em 60-80% dos casos.
Cardite
Na febre reumática o comprometimento cardíaco ocorre na forma de uma pancardite, ou seja, inflamação miocárdio, pericárdio e endocárdio. É a manifestação mais significativa da febre reumática pois pode causar danos permanentes no coração . O paciente pode apresentar taquicardia, sinais e sintomas de insuficiência cardíaca, arritmias, atrito pericárdico ou pode ser assintomático, o que dificulta o diagnóstico. O acometimento valvar é muito comum, na fase aguda ocorrem lesões regurgitativas (insuficiência) e na fase crônica são mais comuns lesões obstrutivas (estenose). As valvas mais acometidas são, nessa ordem, mitral,