Relatório de obtenção de hidrogênio nascente
Obtenção de hidrogênio e hidrogênio nascente Alunos: Juan Carlos Marcos, Andrew de Freitas e Willen Braz
08/06/2012
Introdução
O Hidrogênio é o elemento que apresenta a mais simples estrutura atômica. É o elemento mais abundante no universo e o décimo quinto mais abundante na Terra. É um gás incolor, inodoro e insípido.
Possui propriedades químicas muito variadas, apesar de seu único elétron e, sob certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente. Alem disso,varia em caráter desde uma base forte de Lewis (como o íon hidreto, H-) a um ácido forte de
Lewis (como no cátion hidrogênio, H+, o próton).
O átomo de H possui uma alta energia de ionização (1310 kJ mol-1) e uma afinidade eletrônica baixa, mas positiva (77 kJ mol-1). A eletronegatividade de Pauling do hidrogênio é 2,2.
A forma estável do Hidrogênio elementar sob condições normais é o dihidrogênio, H2, mais informalmente “hidrogênio”. A molécula H2 tem uma entalpia de ligação alta (436kJ mol-1) e um comprimento de ligação curto (0,74 Å).Como possui poucos elétrons, as forças entre as moléculas de H2 vizinhas são fracas, e a 1 atm o gás condensa em um líquido somente quando resfriado a 20 K.
O hidrogênio atômico possui apenas um próton no seu núcleo e um único elétron; porém o hidrogênio molecular é formado de moléculas diatômicas não-polares que contem dois átomos unidos entre si por uma ligação covalente. O hidrogênio atômico não se encontra livre na natureza, mas sim combinado em grande número de compostos. É um elemento de grande instabilidade e, consequentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrônico de diversas formas. Quando perde um elétron, constitui um cátion H+, que é na realidade um próton. Na sua forma atômica, pura, o hidrogênio ocorre muito raramente, pelo que na generalidade dos casos, se pretendemos obter hidrôgenio puro, temos de o extrair de outros compostos.
O hidrogênio molecular é