Oxeidação de alcoóis
1699 palavras
7 páginas
1. INTRODUÇÃOOxidação é definida como uma transformação onde ocorre um aumento do número de oxidação das espécies químicas. As reações de oxidação que ocorrem em hidrocarbonetos, e são caracterizadas pela presença do gás Oxigênio ( O2) e pelo aumento do Nox e (Número de Oxidação) dos carbonos envolvidos. Existem quatro tipos de oxidação orgânica: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.
No presente relatório trataremos da oxidação de álcool primário, secundário e terciário, em moléculas de ligações simples, alcanos, que possuem baixa polaridade das ligações carbono-hidrogênio e não possuem elétrons não compartilhados.
Segundo Brown e LeMay, os alcoóis sofrem oxidação quando são colocados em contato com um agente oxidante ( perde elétrons na reação), como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou u de permanganato de potássio (KMnO4), em meio ácido. O oxigênio que estiver no meio ácido (oxigênio nascente [O] ), irá atacar o carbono ligado ao grupo funcional do álcool (hidroxila – OH). O produto dessa reação irá depender do tipo de álcool que foi oxidado, se é primário, secundário, terciário. (Química a Ciência Central, 9° Edição)
Para Solomons, um álcool primário é aquele que possui o grupo hidroxila ligada a um carbono primário, com os dois outros ligantes sendo hidrogênios, existindo dessa forma, dois lugares para o oxigênio nascente atacar. Os alcoóis primários podem oxida-se parcialmente ou totalmente. A oxidação parcial do álcool primário produz um aldeído, que é novamente oxidado e produz um ácido carboxílico. Por possuir no mínimo dois hidrogênios no carbono da –OH, é que a oxidação do álcool primário produz também um ácido carboxílico. ( Química Orgânica, 8° Edição, 2005)
Abaixo, segue a reação de oxidação do etanol ( álcool primário), em solução aquosa de K2Cr2O7, produzindo parcialmente um aldeído, produto da oxidação parcial, bastante instável, e finalizando com a produção do Ácido carboxílico, em solução