Relatório de microbiologia
Meios de cultura e técnicas de semeadura;
Técnicas de inoculação;
Coloração de Gram;
Uso do microscópio.
2. Objetivos:
Coletar amostras do ambiente para inoculação;
Executar e entender o fundamento das principais técnicas assépticas na pratica;
Usar as diferentes técnicas de inoculação;
Obter colônias isoladas;
Preparar e fixar esfregaço;
Realizar a técnica de coloração de Gram;
Observar ao microscópio e identificar o tipo de bactéria.
3. Introdução teórica:
3.1- Meios de cultura
Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, para eliminar qualquer organismo vivo contaminante.
Por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se a técnicas de assepsia.
Os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam.
Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras.
A composição do meio de cultura depende da espécie que se pretende cultivar. Em microbiologia são utilizados basicamente dois tipos de meios de cultura:
Meios de cultura sintéticos ou