Compostagem
- sobre o tempo decomposição da matéria orgânica
Matéria orgânica são os restos dos seres vivos (plantas, animais, etc). Também é matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo. É matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente decompostos de carbono. Para que se forme matéria orgânica, o carbono se associa ao oxigênio e ao hidrogênio. Por vezes, outros elementos podem se associar aos compostos de carbono, como enxofre ou glicose. O Húmus é uma parte dos elementos não-vivos da materia organica. Um exemplo de matéria orgânica é a nitrogênio . Basta que falte um dos três elementos referidos para já não ser matéria orgânica, é matéria mineral, um exemplo é a água (H2O).
Os elementos vivos, cerca de 3%, da MOS são raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos.
Os outros 94% são de elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus. É dela que os seres vivos obtêm alimento. E outro nome que se da a matéria orgânica é húmus. Decomposição
Em biologia e ecologia, decomposição, mineralização e em alguns casos, apodrecimento, é o processo de transformação da matéria orgânica em minerais, que podem ser assimilados pelasplantas para a produção de matéria viva, fechando assim os ciclos biogeoquímicos.
Este processo, não só fornece aos ecossistemas os compostos necessários ao desenvolvimento dos produtores primários, mas liberta-o igualmente de material que, se acumulado, poderia prejudicá-lo.
A decomposição dos animais e plantas mortos, ou suas partes, dos dejetos ou outras excreções dos animais e de restos de comida é um processo complexo. Nos tecidos dos organismos mortos inicia-se a autólise das células pelas enzimas contidas nos lisossomas. Esses tecidos são ainda triturados e parcialmente consumidos pelos detritívoros. A parte não consumida ou que não faz parte da alimentação desses animais é então atacada por