relatório de micro pratica
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Relatório referente à aula prática do dia 29 de março de 2012, ministrada pelos monitores Hanndson Araújo e Paulo Araújo que irão compor parte da avaliação do componente curricular Microbiologia (prática) do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
ANA DARK A. FARIAS
CAMILA CASTRO NÓBREGA
LAIANNE SANTOS B. DE SOUZA
MARIA ÉRIKA GOMES DA SILVA
MIKAEL LIMA BRASIL
DOCENTE: MABEL CALINA DE FRANÇA PAZ
CAMPINA GRANDE
ABRIL 2012 Na aula de microbiologia do dia 29 de março vimos os meios de cultura que são utilizados para a inoculação de micro-organismos; esses meios de cultura podem ser líquidos, sólidos ou semi-sólidos. Nesta aula pudemos ver dois meios: o Agar Nutriente e o Caldo de Saboraud, que são constituições de nutrientes e condições especiais de pH, pressão osmótica, temperatura, entre outras. Vimos que os meios são classificados de seletivos ou diferenciais que inibem o crescimento de algumas bactérias ou que permitam estabelecer diferenças entre vários tipos de bactérias respectivamente. Nesta aula aprendemos como inocular microrganismos seja no Agar ou no caldo; os monitores nos mostraram todas as etapas e os procedimentos realizados na inoculação ressaltando todas as noções de Biossegurança a serem tomados.
Algumas Informações importantes para a correta realização do procedimento:
Utilizar o Bico de Busse, que é um método de calor seco utilizado para a flambagem;
Identificar na placa de antibiograma ou no tubo de ensaio que contem o caldo o tipo de microrganismo inoculado sua origem e a data da inoculação;
Utilizar uma alça de platina que deve ser sempre esterelizada e nuca devemos encosta-la na bancada;
Não falar na hora da inoculação para evitar a contaminação cruzada;
Sempre esfriar a alça de platina antes de recolher o microoranismo;
Atentar para