relatorio aula pratica micro dos alimentos
CURSO DE NUTRIÇÃO
Disciplina: Microbiologia dos Alimentos
Relatório de Aula prática
Fortaleza
2015
Relatório de Aula Prática
Relatório apresentado como nota parcial da Disciplina de Microbiologia dos Alimentos Curso de Graduação de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará.
Profa. Dra. Patrícia Quirino da Costa
Fortaleza
2015
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Metodologia
4. Discussão
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
Introdução
A contaminação microbiológico e uma das mais relevantes para a saúde considerando os elevados índices de doenças veiculadas por alimentos , provocados por microrganismos patogênicos em todo o mundo (OMS,2003). O consumo de verduras cruas desempenha um importante papel na transmissão de várias doenças toxinfecciosas destacando-se a prática frequente da irrigação de hortas com águas contaminadas como uma das principais fontes de contaminação das mesmas, (AMORIM, 2003, BASTOS, 2002).
Dessa forma, a prática de higienização deve ser utilizada como complementação ás boas práticas de manipulação, visando reduzir com maior segurança a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos
O processo de higienização de hortaliças e considerado uma etapa crítica para a segurança no consumo do alimento, e a seleção do sanitizante a serem utilizados deve ser baseada não apenas na eficaz do mesmo, mas também na segurança do ponto de vista toxicológico.
O hipocloreto de sódio e o agente mais comumente empregado, porem além de possuir efeito limitado sobre determinados microrganismos, pode produzir substâncias. Trihalometanos, comprovadamente carcinogênicas (FERRARIS et al, 2005; DUNNICK & MELNICK 1993).
A redução dos números de microrganismos das alfaces tratadas com vinagre, ou seja, o vinagre reduz sim o número de microrganismos mas não é eficaz. Fato que comprova a necessidade da sanitização com outros tipos de