relatório de medidas elétricas
CAMPUS SÃO LUÍS- MONTE CASTELO
DEPARTAMENTO DE ELETROELETRÔNICA
PROFESSOR: AIRTON AUGUSTO DOS ANJOS COSTA
CURSO: ELETROMECÂNICA/TURMA: 0/ CONCOMITANTE
ALUNOS:
0
1
2
3
4
MEDIDAS ELÉTRICAS- EXPERIÊNCIA III
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS TRIFÁSICAS
SÃO LUÍS
12.12.13
1. INTRODUÇÃO:
Existem métodos de se obter a potência ativa e reativa em sistemas polifásicos utilizando wattímetros. Para medir potência ativa, é usado o método dos três wattímetros para sistemas a quatro fios, para cargas equilibradas ou não. E o método dos dois wattímetros, sem o neutro, para cargas desequilibradas ou não. Também é possível medir potência reativa usando wattímetros, mas diferente do outro método não utiliza o neutro. Podemos considerar os métodos separadamente.
Medida de potência ativa de sistemas polifásicos:
Método dos Três Wattímetros:
Neste método os wattímetros são ligados, de forma que cada instrumento receba a corrente da sua respectiva fase, assim como, a tensão, que é obtida pela fase que é instalada e o neutro. Este método pode ser usado para cargas equilibradas como desequilibradas, mas tem que haver o neutro, principalmente em cargas desequilibradas. Desta forma é obtida a potência ativa trifásica pela soma:
Método dos Dois Wattímetros:
Em circuitos equilibrados ou não, preferencialmente sem o neutro, pois funcionará apenas em cargas equilibradas. Utiliza apenas as três fases, e deve ser observado se deverá acontecer uma soma ou subtração. É obtida a expressão:
Medida de potência reativa de sistemas polifásicos usando wattímetros:
Usando três wattímetros:
O instrumento recebe a corrente da sua respectiva fase, mas a de tensão é conectada nas duas outras fases. E pode ser usado tanto para cargas desequilibrada a três ou quatro fios, equilibradas ou não, e o neutro não é usado. A potência reativa do circuito é dada:
2. OBJETIVOS:
Efetuar medições diretas de