relatorio medidas eletricas 1
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA DE MEDIDAS ELÉTRICAS
Relatório I - Sequência de Fase e Qualidade de Energia
Docente: Prof. Dr. Arnulfo Barroso de Vasconcellos Discente: Camilla Castelo Branco Pinheiro
CUIABÁ - MT
ABRIL/2014
Sumário
1- Introdução: 2
2- Fundamentos Teóricos: 2
3- Procedimentos Experimentais e Resultados: 13
4- Bibliografia: 15
1- Introdução: Este relatório tem como objetivo familiarizar o aluno com os conceitos de sequências de fase do barramento elétrico e análise de qualidade de energia de uma carga linear e de uma carga não linear. 2- Fundamentos Teóricos:
SISTEMA POLIFÁSICO Sistema polifásico é aquele que contém dois ou mais circuitos elétricos, cada um com sua fonte de tensão alternada. Estas tensões têm a mesma frequência e estão defasadas entre si de um ângulo definido. Cada circuito do sistema constitui uma fase. Um sistema é simétrico quando as tensões do sistema polifásico de n fases têm o mesmo módulo, se dispõem em sequência e estão defasadas, uma da outra, de 1/n do período (1 período = 360 graus). Um sistema polifásico em que, em cada fase, as correntes e o fator de potência têm o mesmo valor, é chamado equilibrado. Se a corrente ou o fator de potência de pelo menos uma das fases for diferente do das demais, o sistema é desequilibrado. Entre os sistemas polifásicos estudados, o trifásico é o mais econômico. Em um sistema trifásico simétrico, suas tensões estão defasadas entre si de 120 graus como mostra (figura 1) (1/3 de 360º corresponde a 120º).
Fig. 1 Defasagem de 120º.
O sistema trifásico tem as seguintes vantagens em relação ao monofásico:
Entre motores e geradores do mesmo tamanho, os trifásicos têm maior potência que os monofásicos; as linhas de transmissão trifásicas usam menos material que as monofásicas, para transporte da mesma potência elétrica; os motores