Relatório de medidas eletricas
A corrente elétrica (i) é a taxa de variação com o tempo da carga que passa por um ponto ou região do espaço, ou seja, o movimento ordenado de cargas de uma região para outra. Caso o material por onde a corrente está passando tenha a capacidade de dificultar seu movimento, ele recebe o nome de resistor, gerando uma resistência no sistema. A resistência entre dois pontos de um condutor é medida aplicando uma diferença de potencial (V) entre esses pontos e medindo a corrente i resultante. Seu resultado é obtido dividindo a diferença de potencial pela corrente como mostrado na equação a seguir:
R=V/i
Sabendo que um resistor é um condutor com valor específico de resistência que não se altera, independente do valor absoluto ou sentido da diferença de potencial aplicada. Podemos dizer que um dispositivo obedeça a lei de Ohm se sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada. 2. Objetivos
Familiarizar-se com os instrumentos utilizados no laboratório didático de Física: fonte de tensão, ohmímetro, amperímetro, voltímetro. Verificar a lei de Kirchoff para a lei das Malhas e lei dos Nós.
3. Procedimento experimental
3.1 Sistemas de corrente contínua
Nesse primeiro momento verificou-se onde se encontrava o multímetro e a utilidade de cada um dos bornes existentes. Verificou-se como fazer as conexões de fios e resistores na placa e como se faz o ajuste de fundo de escala.
3.2 Ohmímetro
Ligou-se o multímetro e conectou-se os bornes para realizar medidas de resistência verificando se o ohmímetro estava zerado (Figura1). Seguindo a tabela de cores (tabela 1), as resistências nominais dos resistores (Figura 2 e 3) eram de 1200 Ω e 5600 Ω.
Figura 1: Resistor de 1200 Ω ligado.
Tabela 1: Código de cores para resistores.
Figura 2: Resistor de 1200 Ω Figura 3: Resistor de 5600 Ω