Fosfatizaçao
Departamento de Engenharia Mecânica
Revestimentos e Tratamentos Superficiais
Tema: Fosfatização
Aluna: Janaina Ribeiro Fernandes
Matrícula: 2009072280
Fosfatizaçao
Introdução
O processo de fosfatização forma uma camada de fosfato cristalino na superfície do material tratado. A camada formada resulta de uma reação química entre a solução ácida aquosa diluída, contendo metais solúveis, e um substrato metálico. Podendo esta reação ser ocasionada em sistema de imersão da peça na solução, aspersão da solução ou aplicação manual da solução no substrato a ser tratado.
Os processos de fosfatização são desenvolvidos para o tratamento de aços, aços galvanizados e ligas de Alumínio.
O uso mais difundido da fosfatização é preparar a superfície metálica para permitir uma boa aderência da tinta e impedir o desenvolvimento dos processos de corrosão.
A durabilidade da tinta está diretamente ligada à eficácia do sistema de prétratamento do substrato.
Outro uso muito importante na indústria como base de aderência para óleos e lubrificantes, camadas de fosfatos (inorgânicos) cristalinos são excelentes para ancorar compostos para deformação a frio, lubrificantes, óleos protetores, ceras etc.,
São particularmente proveitosas na deformação do metal por extrusão e trefilação, onde atuam como um reservatório e retêm os lubrificantes no lugar; assim o metal desliza livremente sob pressão, melhorando o acabamento final e vida útil da ferramenta.
A fosfatização também é utilizada para preparar a superfície metálica para receber agente adesivo metal/borracha ou vários tipos de camadas plásticas existentes.
Histórico
A primeira patente sobre a utilização de ácido fosfórico para a proteção contra a corrosão de ferro e aço foi registada na Inglaterra em 1869. O que no século XX eram processos lentos e que requeriam altíssimas temperaturas, hoje, devido à grande evolução dos processos, já pode ser feito a baixo