Fosfatização
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA
FOSFATIZAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Quimica Geral pelas alunas Larissa Maba da Luz, Maiara Silva de Aguiar, Rafaela Kuhne e Rayan Riad Iskandar, Curso Técnico em Química Industrial.
Professora: Andrea
CURITIBA
2011
1. INTRODUÇÃO
A técnica de fosfatizar metais para evitar a corrosão de materiais ferrosos já era uma prática bem difundida quando os primeiros eletrodomésticos foram fabricados. A evolução tecnológica desses processos de pré-pintura, dentro da área da indústria manufatureira de eletrodomésticos e na área da construção civil, sempre esteve ligada ao desenvolvimento de novos tipos de revestimentos superficiais orgânicos ou inorgânicos. Os processos de fosfatização por spray e por imersão, e os tipos de banhos inorgânicos mais utilizados serão vistos no decorrer do trabalho. Além disso também será referida a fosfatização orgânica, que embora ainda não muito difundida, têm perspectivas de tornar-se um dos pré-tratamentos superficiais mais utilizados, e uma de suas vantagens é ser considerada menos agressiva ao meio ambiente, ou seja, é ecologicamente correta.
FOSFATIZAÇÃO:
2. Processo de fosfatização
A fosfatização pode ser efetuada de 3 maneiras: Fosfato 3 em 1, Fosfato por imersão, Fosfato por spray.
2.1. Fosfato 3 em 1
É um fosfato simples com relativa resistência anticorrosiva, onde os componentes (desengraxante, decapante e fosfatizante) são formulados e embalados juntos. Esse processo é empregado por spray com alta pressão, tendo bom resultado quando aplicado em 2 passes e a quente.
2.2.Fosfato por imersão ou spray
São os melhores métodos de limpeza e preparação de superfície em processo industrial. Esse método é realizado segundo os seguintes estágios:[pic]