Fosfatização
1-Desengraxe
Os desengraxantes têm como finalidade remover todos os tipos de óleos e graxas das peças. Sem eles não seria possível a etapa posterior.
O método mais usado no tratamento da superfície é o desengraxante alcalino, não só pelas facilidades que apresenta como também pelo seu baixo custo. A composição e a natureza dos desengraxantes variam de acordo com o tipo de trabalho. Os chamados alcalinos pesados são usados em peças de aço ou ferro fundido, ideais para grandes quantidades de sujeira e de natureza severa. Já os alcalinos médios são usados em alumínio, latão, zinco etc. E os alcalinos leves são totalmente isentos de alcalinidade por hidróxidos e são indicados para metais e ligas facilmente atacáveis.
3-
2- Lavagem
Tem como objetivo remover o excesso de desengraxante, proporcionando uma não contaminação da próxima etapa eliminando também os resíduos da etapa anterior. Utiliza-se água com trasbordamento contínuo ou conforme produção.
4-
3- Decapagem
Os decapantes tem como finalidade remover a ferrugem, películas de oxidação e carepas de laminação, a fim de obter uma superfície metalicamente limpa e isenta de impurezas e óxidos.
O meio mais comum e econômico para a remoção da ferrugem é a decapagem pelo processo de ácidos minerais. Este processo consiste principalmente na penetração do ácido através dos poros ou fendas da camada de óxido até o metalbase. As trincas existentes permitem a penetração e a interação do óxido com a película menos oxidada e mais solúvel de forma que as camadas soltem-se sob a forma de escamas e depositem-se no fundo do tanque, dissolvendo-se com o tempo. Paralelamente, o aço descoberto começa a ser atacado, liberando o hidrogênio que favorece o arrancamento das camadas externas.
Ocorrem as seguintes reações:
Fe + H2SO4 > FeSO4 + H2
FeO + H2HO4 > FeSo4 + H2O
Embora o ataque ácido sobre a superfície metálica tenha como finalidade a remoção da ferrugem e oxidação, este deve ser controlado a fim de evitar:
- consumo