Briefing trident
Dayanne Felix – 511189
Fernando Origuela –
Lilia Valle – 511217
Luiz Gustavo –
Vitor Malta –
Wallace Esteves –
Santos
Abril de 2012 1. Apresentação da empresa
Ele não provoca cárie como muitos outros. Vem embalado em pequenos pacotes coloridos. Tem sabores marcantes e alguns até exóticos. E para encontrá-los basta ver mandíbulas em constante movimento. O chiclete TRIDENT é um dos maiores aliados para uma saúde bucal saudável. Os dentistas agradecem. E milhões de pessoas também.
A história
Tudo começou, quando em meados da década de 50, as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com o excessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido à alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Os laboratórios da empresa American Chicle Company, comandados pelo químico Tony Bilotti, principal responsável pelas pesquisas, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para teste em 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original.
O resultado foi surpreendente, e o produto fez sucesso imediato. O chiclete foi posicionado com o slogan “Great taste, that is good for your teeth” (em tradução livre para o português “Ótimo sabor, que faz bem para seus dentes”) em 1964, quando foi introduzido nacionalmente nos Estados Unidos com o sabor Peppermint (embalagem azul, agora chamado de Original).
O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendo desenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist/Teeth). Logo em seguida a empresa, e conseqüentemente a marca TRIDENT, foi comprada pela