reino proctista
Supergrupo Amoebozoa Protozoários geralmente com locomoção amebóides, pseudópodes não-eruptivos e morfologicamente variáveis; em certos grupos há subpseudópodes. Têm, em geral, um só núcleo, mas alguns podem apresentar dois núcleos. Os cistos são comuns e de aspectos variável. A fase flagelada, quando presente, mostra um só flagelo.
Divisão Tubulinea Um protozoário de vida livre, infecta o homem ocasionalmente, produzindo tanto infecções benignas das vias respiratórias superiores, como conjuntivites, lesões pulmonares ou meningoencefalites graves.
Divisão Acanthamoebidae O único gênero de interesse médico é Acanthamoeba, pois A. poliphaga parasita por vezes o homem, produzindo conjuntivites, e já foi indicada como agente de um caso de meningoencefalite.
Divisão Entamoebida É das mais importantes divisões, para a medicina, pois é aí que se classifica o agente causal da amebíase, uma infecção crônica do intestino grosso e em outros órgãos, devida à Entamoeba histolytica.
Divisão Mastigamoebidae Endolimax nana é um parasito não-patogênico do intestino humano.
Supergrupo Opisthokonta Um só cílio posterior, sem mastigonemas, presente em pelo monos um estádio do ciclo, ou perdido secundariamente, com um par de cinetossomos ou centríolos, por vezes modificados. Aqui se encontrava o vastíssimo grupo dos Fungi.
Supergrupo Chromalveolata Neste enorme e variado domínio da protozoologia, onde se encontram organismos clorofilados, autotróficos, com ou sem cloroplastos, com ou sem flagelos, podendo formar colônias ou filamentos, encontram – se organismos ou sem cílios, Alguns apresentam reprodução sexual e produção de esporos.
Divisão Alveolata Com alvéolos corticais , depressões ou microporos ciliares. Cristais tubulares ou amapuliformes. A importância deste variado grupo para a patologia humana está no fato de aí estar incluída a subdivisão Apicomplexa dos agentes da malária e de outros parasitos. Todos os agentes da malária