Relatório de matemática (prisma)
Assunto: Prisma
Índice:
1 – Definição
2 – Elementos (bases, arestas e vértices)
3 – Classificação (Oblíquo ou reto) (Paralelepípedo ou cubo)
4 – Altura
5 – Área da superfície (Fórmula de cálculo da superfície do prisma)
6 – Volume (Fórmula do cálculo do volume do prisma)
7 – Seções do Prisma
8 – Bibliografia
Alunos: Thiago F. Ana Flávia Gabriel Diego Marcilene
Série: 3° ano Turma: “B” Data da entrega: 28/11/2014
Definição
Um prisma é o sólido geométrico formado pela união de todos os segmentos de reta congruentes e paralelos a um segmento dado, com uma extremidade nos pontos de um polígono fixo não paralelo a esse. Ou seja, um prisma é um poliedro com duas faces congruentes e paralelas (bases) e cujas demais faces (faces laterais) são paralelogramos. Os prismas são classificados de acordo com a forma de suas bases. Por exemplo, se temos pentágonos nas bases, teremos um prisma pentagonal. O prisma pode ser classificado em reto quando suas arestas laterais são perpendiculares às bases, e oblíquo quando não são.
Um prisma (limitado) é o sólido geométrico formado pela união de todos os segmentos de reta congruentes e paralelos a um segmento dado (chamado de segmento de reta suporte), com uma extremidade nos pontos de um polígono fixo não paralelo a . Desta forma, o sólido formado é um poliedro com duas faces congruentes e paralelas (chamadas de bases) e cujas demais faces (chamadas faces laterais) são paralelogramos.
O termo prisma também pode significar prisma ilimitado, que é o sólido formado pela união de todas as retas paralelas a uma reta dada e que interceptam um polígono fixo não paralelo a .Salvo menção, usaremos o termo prisma para significar um prisma limitado.
Elementos
Um prisma poligonal é formado por: duas bases congruentes e paralelas, faces laterais, diedros, arestas, triedros e vértices. Em um espaço orientado, as