Unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 QUESTÕES DE SAÚDE ANTES DA CONSTITUIÇÃO 4
3 QUESTÕES DE SAÚDE DEPOIS DA CONSTITUIÇÃO..........................................5
4 LEGISLAÇÃO E PLANOS POLÍTICOS...................................................................6
5 AVANÇOS E ADVERSIDADES ENFRENTADAS...................................................8
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
12 REFERÊNCIAS.....................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a inovação institucional no campo das políticas sociais empreendidas debaixo do regime democrático e o desenvolvimento institucional diretamente articulado aos interesses organizados do mundo do trabalho e das suas instituições de proteção social e com isso estimular o exercício crítico e reflexivo sobre a contribuição das políticas sociais de forma significativa.
E para atingir esse objetivo foi realizada uma entrevista com a Vice diretora Geral da Agência Estadual em Vigilância em Saúde, da cidade de Porto Velho – RO, a Administradora Tânia Medeiros, com o intuito de se obter dados sobre a inicialização e progressos sobre a implantação do SUS.
É sobre este arranjo da formulação e desenvolvimento do SUS que abordaremos e apontaremos os benefícios e falhas realizados perante um contexto político e social.
2 Questões de saúde antes da constituição
A crise institucional crônica da atenção médico-hospitalar é compreensível, se forem considerados a composição organizacional imposta pelo antigo regime militar e a articulação que obtiveram, fundamentados nas clientelas e mercado no provimento dos serviços de saúde. Primariamente, o sistema médico, era