Topografia
Disciplina: Física Experimental
Prática 3: Medidas e Erros
Professor: José Maciel
Curso: Engenharia
Alunos:
Data: 03/10/2013
Introdução:
A compreensão de fenômenos físicos requer, muitas vezes, o conhecimento quantitativo de parâmetros. Por este motivo, há necessidade de fazer medições de forma correta, estabelecer padrões confiáveis e métodos seguros na medição de tais fenômenos. O experimento em questão foi realizado em 19/09/2013 utilizou quatro diferentes instrumentos de medição, e visa obter dados confiáveis e estimar os possíveis erros na medição dos clipes de papel apresentados como amostra. Utilizaremos ferramentas matemáticas nos cálculos apresentados, de acordo com o material teórico e exercícios apresentados no decorrer das aulas da disciplina.
Objetivo:
• Medir grandezas físicas, utilizando os instrumentos adequados.
• Apresentar corretamente os resultados das medições, ao nível da utilização de algarismos significativos e aplicação de regras da teoria dos erros.
Materiais e Ferramentas:
1. Clipes de papel
2. Trena
3. Régua graduada
4. Micrômetro
5. Paquimetro
Método Utilizado:
O método utilizado para as medições foi o direto por comparação, que consiste na comparação do objeto analisado com uma grandeza padrão definida no S.I. e anotação das medidas em uma tabela. No experimento em questão utilizamos a grandeza metro e seus submúltiplos.
Medidas e Tabelas:
Tabela 1: medição com régua, trena, paquímetro e micrômetro.
Tabela 2: medição com paquímetro.
Análise dos dados das medidas realizadas e cálculos dos valores médios, erros aleatório e do desvio padrão dos dados das tabelas 1:
Analise dos dados do perímetro 1 feito com a régua, trena, paquímetro e micrometro.
Valor médio (média):
= ∑ Li = 1152,40 = 192,07 n 6
∆L1 = L1 - = 192,55 – 192,07 = 0,48 ∆L2 = L2 - = 192,58 – 192,07 = 0,51