relatório de iniciação científica
Extrato
Massa
Hexanico do cerne (CLHE)
0,7674g
Hexanico da casca (CLHA)
0,5013g
Hexanico da mistura cerne e casca (CLHM)
0,7779g
Clorofórmico do cerne (CLCE)
0,6052g
Clorofórmico da casca (CLCA)
0,8945g
Clorofórmico da mistura cerne e casca (CLCM)
0,8609g
Metanólico do cerne (CLME)
Metanólico da mistura cerne e casca (CLMM)
Os extratos foram monitorados via cromatografia em camada fina e o extrato hexanico do cerne foi submetido a partição por cromatografia em coluna filtrante, tendo sido obtidas cinco frações com as seguintes massas:
Fração
Massa
CLHE 1
0,3057g
CLHE 2
0,0196g
CLHE 3
0,0146g
CLHE 4
0,0464g
CLHE 5
Relatório parcial iniciação científica O uso produtos naturais para tratamento males se fez presente durante o processo de desenvolvimento da sociedade de modo que a história da humanidade é marcada pela busca de produtos capazes de tratar os diversos males que acometeram as civilizações. Entretanto, embora o interesse pelo estudo na área de produtos naturais venha crescendo exponencialmente nos últimos anos, diversas espécies utilizadas popularmente como forma de tratamento de doenças não têm estudo fitoquímico completo.
A caatinga (que é um bioma exclusivamente brasileiro) é o bioma menos estudado do Brasil, o que torna extremamente relevante o estudo fitoquímico de espécies desta região. . Entretanto não foram encontrados relatos do estudo da composição química de suas raízes, folhas e nem das cascas dos caules.
Nesse contexto, o trabalho por meio deste relatado propõe o estudo fitoquímico bem como a avaliação da atividade antimicrobiana da casca e cerne da espécie Commiphora Leptophloeos, árvore da região da caatinga sendo que esta possui registro de uso medicinal por populares no tratamento de inflamações.
Metodologia
A amostragem da planta alvo de estudo,