Relatório de gravitação
Uniformemente Variado):
S=So+ Vot+1/2gt₂
Através de procedimentos detalhados posteriormente, obteve-se os dados referentes ao deslocamento de uma pequena esfera em queda de várias alturas de duas formas, uma manualmente e a outra em um aparelho.
O tempo gasto para que esta tocasse um anteparo (chão no experimento manual e sensor de queda no experimento automático) foi medido em cada altura. As alturas foram determinadas pelos próprios alunos de forma que no experimento manual a altura fosse alta o suficiente para houvesse tempo de disparar e desativar o cronometro.
Por meio dos valores obtidos, e com auxílio de fórmulas matemáticas, espera-se determinar os valores das acelerações das gravidades de cada distância utilizada.
Materiis Utilizados:
Parte manual=
- 1 esfera
-trena
-cronometro digital
Parte ASutomática=
-esfera
-aparelho
Procedimento Experimental: Parte Manual:
-Em primeiro momento, mediu-se o tempo de reação1 de cada aluno do grupo (o menor tempo é mais favorável para que este intervalo de tempo não interfira no tempo de queda em alturas mais baixas)
-A altura h=1 foi determinada aleatoriamente com o auxilio da trena
-Um aluno posicionou a esfera nesta altura determinada (h=1) e soltou. O tempo de queda foi marcado com o cronometro digital, iniciado quando a esfera foi solta e interrompido quando a esfera tocou o chão.
- Zerou-se o cronometro.
-Para esta mesma altura(h=1) mediu-se mais 4 vezes o intervalo de tempo gasto, totalizado em 5 quedas, sendo que para cada nova vez a esfera foi reposta na altura determinada e o cronometro foi zerado.
-Anotou-se a altura e os tempos gastos de queda.
- Outra altura (h=2) foi determinada aleatoriamente com o auxilio da trena
- Novamente um aluno