Segurança de dados
Copiado de : http://blogs.dextra.com.br/palavra-do-arquiteto/2009/seguranca-de-dados/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_da_informa%C3%A7%C3%A3o A segurança de dados é a capacidade de garantir que informações fiquem protegidas, com a intenção de preservar o valor das mesmas para a organização ou indivíduo.
Os atributos básicos da segurança de informações são a integridade, autenticidade, confiabilidade e disponibilidade.
Alguns dos mecanismos de segurança disponíveis são: controles físicos (barreiras para limitar o contato ou o acesso à informação), controles lógicos (barreiras para impedir ou limitar o acesso à informação), mecanismos de criptografia (transformação da informação, de maneira reversível, para que, quando terceiros tenham acesso a mesma, não entendam), protocolos seguros (é o uso de protocolos que garantem um grau de segurança).
As ameaças a segurança de dados se relacionam com a perda de um de seus 3 atributos (confiabilidade, integridade ou disponibilidade).
Nível de segurança Segurança física:
São consideradas as ameaças físicas: incêndios, desabamentos, alagamentos, etc. Segurança lógica:
São consideradas ameaças lógicas: vírus, acessos remotos à rede, backup desatualizados, violação de senhas, etc.
A segurança de dados sempre foi uma incógnita quando se tratava de aplicações corporativas. Existem diversas maneiras de se controlar a segurança dos sistemas e é muito mais fácil do que se parece. Umas dessas maneiras é a verificação de permissão em tempo de execução, para que, quando não se tenha permissão, não se possa acessar determinado arquivo, pasta ou local.
INTERNET http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet
http://vas-y.com/dicas/navegar/internet/03.html